domingo, 3 de julho de 2011

Sociologia - Preconceito e Discriminação

Por muitas vezes confundimos preconceito com discriminação e vice e versa, e ainda quando perguntados sobre o significado dessas duas palavras não sabemos responder. Então vejamos abaixo o que significa cada um desses atos.

Preconceito

Preconceito é todo tipo de idéia que faz um julgamento pré-estabelecido em relação a alguém que se desconsidera a comprovação fatual. O preconceito é sempre um julgamento de valor que produz uma relação de superioridade-inferioridade.
O objetivo do preconceito é justificar uma situação de dominação, exclusão omissão, privilégio, perseguição, violência, eliminação entre outros, de uma categoria social em relação a outra.
Um dos mecanismos que fazem o preconceito existir é o inconsciente, pois o preconceito funciona sempre através do ocultamento de sua contradição.
Os conceitos de ideologia e de senso comum tem semelhanças  com o conceito de preconceito.

Discriminação

Discriminação é sempre um ato que geralmente se baseia em um preconceito, A discriminação diminui, exclui, viola etc, uma pessoas, um grupo de pessoas ou uma sociedade inteira.
Também existe a discriminação positiva, que é o avesso da negativa, e significa a produção de privilégios para quem é discriminado. Ela é o avesso da outra porque articula da diminuição/agressão das demais pessoas.
A discriminação positiva também é usada para compensar a discriminação negativa sobre alguns grupos em épocas passadas. Um exemplo de discriminação positiva são as políticas de cotas.

Resumindo de forma simplificada o preconceito é a idealização e a discriminação é o ato.
Por: Rodolfo Gaeschlin


2 comentários: