sexta-feira, 8 de abril de 2011

Observatorio Historico - A Independência dos Estados Unidos

Neste ano de 1783 é reconhecida pela Inglaterra a independência  estadunidense após anos de batalha.

        As Treze colônias americanas sempre tiveram autonomia em seu território. Coisa que mudou quando a Guerra dos Sete Anos chegou ao fim em 1763 com uma Inglaterra vitoriosa porém altamente endividada. Buscando sanear sua contas a Inglaterra resolveu enrijecer a relação com suas colônias.
Em 1764 a Inglaterra resolve criar a Lei do Açúcar que obrigava a cobrança de uma taxa adicional cobre qualquer carregamento de açúcar que não pertencesse às colônias Britânicas. Com tal exigência começa a ser ameaçada a autonomia das colônias. No ano seguinte veio a Lei do Selo, já em 1773 a Lei do Chá que obrigava os colonos a consumir somente Chá oriundo de embarcações britânicas.


Inconformados com tais desmando, os colonos começaram a se opor a presença britânica nas Treze Colônias. Em dezembro deste mesmo ano de 1773 os colonos organizaram uma revolta contra o monopólio do chá que ficou conhecido como Boston Tea Party. Intransigente aos protestos a Inglaterra mandou fechar o Porto de Boston (local do conflito) e implementar as chamadas “leis intoleráveis”.

No ano seguinte os colonos reuniram-se no primeiro Congresso da Filadélfia, redigiram um documento que exigia o fim das exigências da metrópole. No segundo Congresso da Filadélfia, ocorrido em 4 de Julho de 1776 onde romperam com a metrópole proclamando assim sua independência.

Não reconhecendo resoluções de tal congresso, a Inglaterra entrou em conflito com as Treze Colônias. Apoiados pelos franceses, as Treze Colônias vencem a Inglaterra, e finalmente hoje tem sua independência reconhecida pela Inglaterra, mas para todo estadunidense sua independência existe desde 4 de Julho de 1776.

Reporter: Rodolfo Gaeschlin e Igor Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário