Reconhecer a importância da literatura infantil e
incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se
formam, isto é, na infância, é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a
literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação,
emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo
inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de
linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da
criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para
desenvolver o hábito de ler.
A
literatura e os estágios psicológicos da criança
Durante o seu desenvolvimento, a criança
passa por estágios psicológicos que precisam ser observados e respeitados no
momento da escola de livros para ela. Essas etapas não dependem exclusivamente
de sua idade, mas de acordo com Coelho (2002) do seu nível de amadurecimento psíquico,
afetivo e intelectual e seu nível de conhecimento e domínio do mecanismo da
leitura. Neste sentido, é necessária a adequação dos livros às diversas etapas
pelas quais a criança normalmente passa. Existem cinco categorias que norteiam
as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor
iniciante, o leitor-em-processo, o leitor fluente e o leitor crítico.
Desenvolver o interesse e o hábito pela
leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se
na escola e continua pela vida inteira. Existem diversos fatores que
influenciam o interesse pela leitura. O primeiro e talvez mais importante é
determinado pela “atmosfera literária” que, segundo Bamberguerd (2000, p.71) a
criança encontra em casa. A criança que houve histórias desde cedo, que tem
contato direto com livros e que seja estimulada, terá um desenvolvimento
favorável ao seu vocabulário, bem como a prontidão para a leitura.
Reporter: Bruno Mello
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