segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A ARTE E AS CRIANÇAS. - Artes


Repórter: Ana Karoline

A ARTE E AS CRIANÇAS.

 vamos falar um pouco sobre arte através do olhar infantil.Escolhi para estrear esta série 
" a arte e as crianças",com o artista Vincent Van Gogh,cujo traço sempre me impressionou muito, parece que salta da tela é emocionante.Nesta  matéria falaremos sobre o processo criativo na infância, como a arte pode inspirar através das texturas, do traço e das cores e como arte pode influenciar os pequeninos.Falaremos um pouco sobre a vida de Van Gogh,escolhi um pequeno vídeo com algumas obras  e é claro .... uma dica espetacular de um livro ! Boa leitura !
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwp__EfdZ8sW4qos1eP_O0CKTAAL7mx01Nk1BxrygPRKtDbiadI67xexrs-r4Dvk8VcgCnHVDkg7ecBGX3z1ygFG-QLhyphenhyphenQCRGqNB5bUiV4tIK2uSzpEQvnILWcWS45dbNgb-ce7sVjONIv/s400/2.png

A arte e a criança.

Através da arte as pessoas se expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade. A arte é portanto, uma forma importante de expressão e comunicação humana, o que, justifica sua presença no cotidiano das crianças.A criança através da arte, traça um percurso de criação e construção que lhe dá oportunidades de escolhas, experiências pessoais, aprendizagem, motivação e relação com a natureza.
“ A arte apresenta-se como manifestação cultural, histórica e pessoal que em si, recompõe e unifica a relação com o conhecimento”. Vani Kenski

A Criança quando cria...

Mobiliza todo o seu ser quando se entrega espontaneamente a uma atividade criadora. É um verdadeiro meio de disciplina interior que envolve processos de formas superiores de vida mental e que traz à criança, no plano geral, equilíbrio e harmonia, preparando-a ainda para a aprendizagem formal da escola. O professor deve estar preparado para estimular, promover e aceitar a linguagem gráfica da criança como fator importante do seu desenvolvimento. Nem sempre as palavras exprimem, em toda a sua plenitude, a intensidade de uma vivência. Às vezes são necessários meios diferentes de expressão, como os jogos, as atividades artísticas,… que permitem a realização dos desejos, a satisfação de necessidades pessoais e a afirmação do Eu.  É através da expressão livre que a criança realiza a síntese entre a expressão do Eu e a submissão ao real.Para a criança, todas as experiências que conduzem à criação devem ser educativas. Logo o resultado não é importante, mas sim o processo que o originou. É nele que se desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual… capacidades psíquicas que influenciam a aprendizagem.  Para algumas crianças o elogio pode ter um efeito muito compensador. Não podemos esquecer, no entanto, que a criança tem uma forma própria de pensamento e sensibilidade. Logo, não podemos julgar os seus trabalhos como se fossem obras imperfeitas de adultos.
A cada estágio de desenvolvimento, o trabalho da criança é uma obra completa, exprimindo uma visão autêntica do mundo infantil, segundo a sua maturidade perceptiva e intelectual.
A criação artística favorece o desenvolvimento total da personalidade, reunindo em harmonia a atividade intelectual, a sensibilidade e a habilidade manual. A possibilidade de mexer com vários materiais dá grande liberdade e prazer à criança, ajudando-as a tornarem-se adultos completos e sensíveis.
A criação artística liberta tensões e energias, instaura uma disciplina formativa interna de pensamento e ação e favorece a manutenção do equilíbrio necessário para que a aprendizagem se processe sem barreiras e a integração social sem dificuldades.

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