terça-feira, 18 de outubro de 2011

Áreas da Metodologia - Matematica

As regras que governam as operações aritméticas são as da álgebra elementar e as propriedades mais profundas dos números inteiros são estudadas na teoria dos números. A investigação de métodos para resolver equações leva ao campo da álgebra abstrata, que, entre outras coisas, estuda anéis e corpos — estruturas que generalizam as propriedades possuídas pelos números. O conceito de vetor, importante para a física, é generalizado no espaço vetorial e estudado na álgebra linear, pertencendo aos dois ramos da estrutura e do espaço.

 O ensino da geometria.

O estudo do espaço se originou com a geometria, primeiro com a geometria euclidiana e a trigonometria; mais tarde foram generalizadas nas geometrias não-euclidianas, as quais cumprem importante papel na formulação da teoria da relatividade. A teoria de Galois permitiu resolverem-se várias questões sobre construções geométricas com régua e compasso. A geometria diferencial e a geometria algébrica generalizam a geometria em diferentes direções: a geometria diferencial enfatiza o conceito de sistemas de coordenadas, equilíbrio e direção, enquanto na geometria algébrica os objetos geométricos são descritos como conjuntos de solução de equações polinomiais. A teoria dos grupos investiga o conceito de simetria de forma abstrata e fornece uma ligação entre os estudos do espaço e da estrutura. A topologia conecta o estudo do espaço e o estudo das transformações, focando-se no conceito de continuidade.
Entender e descrever as alterações em quantidades mensuráveis é o tema comum das ciências naturais e o cálculo foi desenvolvido como a ferramenta mais útil para fazer isto. A descrição da variação de valor de uma grandeza é obtida por meio do conceito de função. O campo das equações diferenciais fornece métodos para resolver problemas que envolvem relações entre uma grandeza e suas variações. Os números reais são usados para representar as quantidades contínuas e o estudo detalhado das suas propriedades e das propriedades de suas funções consiste na análise real, a qual foi generalizada para análise complexa, abrangendo os números complexos. A análise funcional trata de funções definidas em espaços de dimensões tipicamente infinitas, constituindo a base para a formulação da mecânica quântica, entre muitas outras coisas.
Para esclarecer e investigar os fundamentos da matemática, foram desenvolvidos os campos da teoria dos conjuntos, lógica matemática e teoria dos modelos.
Quando os computadores foram concebidos, várias questões teóricas levaram à elaboração das teorias da computabilidade, complexidade computacional, informação e informação algorítmica, as quais são investigadas na ciência da computação
 O conjunto de Mandelbrot.

Uma teoria importante desenvolvida pelo ganhador do Prémio Nobel, John Nash, é a teoria dos jogos, que possui atualmente aplicações nos mais diversos campos, como no estudo de disputas comerciais.
Os computadores também contribuíram para o desenvolvimento da teoria do caos, que trata com o fato que muitos sistemas dinâmicos desobedecem a leis dinámicas para obedecerem a leis lineares que, na prática, tornam seu comportamento imprevisível. A teoria do caos tem relações estreitas com a geometria dos fractais, como o conjunto de Mandelbrot e de Mary, descoberto por Lorenz, conhecido pelo Lorenz Attractor.
Um importante campo na matemática aplicada é a estatística, que permite a descrição, análise e previsão de fenômenos aleatórios e é usada em todas as ciências. A análise numérica investiga os métodos para resolver numericamente e de forma eficiente vários problemas usando computadores e levando em conta os erros de arredondamento. A matemática discreta é o nome comum para estes campos da matemática úteis na ciência computacional.

Reporter: Ana Karoline.

Revolução Farroupilha - História

O que foi 
- Também conhecida como Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. 
Causas:
- Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;
- Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;
- Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época;
- Os farroupilhas eram contários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.
Os desdobramentos do conflito
- Em setembro de 1835, os revolucionários, comandados por Bento Gonçalves, tomaram a cidade de Porto Alegre, forçando a retirada das tropas imperiais da região.
- Prisão do líder Bento Gonçalves em 1835. A lidernça do movimento passa para as mãos de Antônio de Souza Neto.
- Em 1836, os farroupilhas obtem várias vitórias diante das forças imperiais.- Em 11 de setembro de 1836 é proclamada, pelos revoltosos, a República Rio-Grandense. Mesmo na prisão, os farroupilhas declaram Bento Gonçalves presidente.
- No ano de 1837, após fugir da prisão, Bento Gonçalves assume de fato a presidência da recém-criada República Rio-Grandense.
- Em 24 de julho de 1839, os farroupilhas proclamam a República Juliana, na região do atual estado de Santa Catarina.
O fim do movimento
- Em 1842, o governo imperial nomeou Duque de Caxias (Luiz Alves de Lima e Silva) para comandar uma ação com objetivo de finalizar o conflito separatista no sul do Brasil.
            - Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo
proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou.  A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro.

Reporter: Ana Raquel e Igor Alves.

Noticias CEJK


Esta semana no CEJK temos um acontecimento anual muito importante: O Festival de Poesia. Todos os anos a escola escolhe um poeta e o homenageia, está repórter que vos fala já esta indo pro seu terceiro festival. Esse ano o poeta é Renato Russo que alem de ser poeta era o vocalista do grupo de rock nacional Legião Urbana. É quase impossível se achar uma pessoa que não conheça nenhuma que suas musicas, que em sua maioria são verdadeira poesia. Sucessos como Será, Eduardo e Mônica e Tempo Perdido entre outras estão na memória e nos corações das pessoas.
Então estão todos convidados a assistir o nosso festival que será realizado no dia 28/10 no auditório do CEJK. Para qualquer informação consultem a diretoria do nosso colégio.
E para deixar vocês com água na boca aqui esta o clipe do sucesso Eduardo e Mônica. Aproveitem!   


Reporter: Ana Raquel

Algumas fases da Literatura




Quinhentismo (século XVI)

Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese, destaca-se Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou uma literatura de Informação ( de viagem ) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas, vegetais e sociais da nova terra.

Barroco ( século XVII )

Essa época foi marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco. As obras são marcadas pela angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual.  Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período. Podemos citar como principais representantes desta época: Bento Teixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra ( Boca do Inferno ), autor de várias poesias críticas e satíricas; e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes.

Neoclassicismo ou Arcadismo ( século XVIII )

O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produção da obras desta época. Enquanto as preocupações e conflitos do barroco são deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados ( fugere urbem = fuga das cidades ) e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada. As principais obras desta época são: Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uruguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.

Romantismo ( século XIX )

A modernização ocorrida no Brasil, com a chegada da família real portuguesa em 1808, e a Independência do Brasil em 1822 são dois fatos históricos que influenciaram na literatura do período. Como características principais do romantismo, podemos citar : individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos históricos importantes, idealização da mulher, espírito criativo e sonhador, valorização da liberdade e o uso de metáforas. As principais obras românticas que podemos citar : O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.

Repórter: Bruno Mello.

O que é a Sociologia?




A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários
Ciência que estuda o comportamento da sociedade em geral e busca uma perfeita organização na vida social. Neste trabalho relaciono o que ela representa, o que busca compreender e a base de seu surgimento; como também a lista de alguns sociólogos e um pouco de suas respectivas teorias, e como a sociologia influência outras ciências explicando procedimentos observados na sociedade, fazendo parte de estudos de ciências como: Filosofia, Antropologia, Economia e Psicologia. 


O que é Sociologia? 

No contexto atual de importantes e aceleradas transformações que atravessam as sociedades, a sociologia, na qualidade de disciplina científica, estuda sistematicamente as relações sociais que se desenvolvem entre os indivíduos, os grupos e as instituições sociais. Elaboram-se modos de conhecimento sobre as sociedades contemporâneas, analisando-se, em especial, os múltiplos processos de relacionamento humano, as formas de organização social e as dinâmicas da mudança social.
Face à complexidade da própria realidade social, a sociologia especializa-se em diferentes domínios como, por exemplo, o político, o território e o ambiente, a educação, a família e a saúde, o trabalho e as organizações, a comunicação e a cultura, o desenvolvimento, a saúde e as religiões. Equacionam-se sociologicamente questões como o Estado e políticas sociais, o desenvolvimento econômico e social, a governabilidade, participação política e cidadania, os movimentos e lutas sociais, o ambiente, emprego e qualificações profissionais, as desigualdades sociais, a ciência e educação, a incerteza e risco sociais, a população, urbanização e movimentos migratórios, a etnicidade, o gênero, sexualidade e afeitos, o consumo nas modernas economias, as práticas culturais, os novos modelos familiares, as identidades sociais, as novas pandemias ou ainda os fenômenos ligados à exclusão social.

A Sociologia pertence a um grupo do que se convencionou chamar por Ciências Sociais. Ao lado de Ciências como a Economia, Antropologia, Ciência Política, História, dentre outras, procura pesquisar e estudar o comportamento social humano em suas mais variadas formas de organização e conflito, que genericamente, poderíamos dizer que seja esse o seu objeto de foco. Não há uma divisão exata entre o objeto destas Ciências, os complexos fenômenos da vida em grupo, em sociedade; freqüentemente utiliza-se de conceitos que perpassam por todas elas. No entanto, cada uma possui métodos e busca objetos específicos.

Comparação com outras Ciências Sociais

No começo do século XX, sociólogos e antropólogos que conduziam estudos sobre sociedades não-industrializadas ofereceram contribuições à Antropologia. Deve ser notado, entretanto, que mesmo a Antropologia faz pesquisa em sociedades industrializadas; a diferença entre Sociologia e Antropologia tem mais a ver com os problemas teóricos colocados e os métodos de pesquisa do que com os objetos de estudo.
Quanto a Psicologia social, além de se interessar mais pelos comportamentos do que pelas estruturas sociais, ela se preocupa também com as motivações exteriores que levam o indivíduo a agir de uma forma ou de outra. Já o enfoque da Sociologia é na ação dos grupos, na ação geral.

Reporter: Bruno Mello.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

2° Caderno

Horóscopo Mensal:

Áries:
Um pouco de afobação pode ser positivo para abrir novos caminhos nos quais você se sinta mais motivada.

Touro:
Esteja atenta ao novo, as pessoas podem achar que é hora de inovar, mesmo que não haja muita determinação.

Gêmeos:
Procure cooperar com as pessoas, assim o ritmo do dia poderá ajudar você a chegar até as suas metas.

Cancêr:
Jogos de poder podem ser causados apenas pela exaustão das situações atuais, procure novidades.

Leão:
Muita energia para iniciar novas atividades, mas tudo deverá estar em acordo com os seus parceiros.

Virgem:
Dificuldades em dar continuidade aos seus objetivos pessoais, o dia favorece trocas ou substituições.

Libra:
Insegurança perante mudanças poderá fazer você agir de forma autoritária, mas isso pode não adiantar.

Escorpião:
Desconforto com novidades que poderão mexer com a sua estabilidade, tendência a reagir negativamente.

Sagitário:
Bom dia para novas aventuras e começar novos projetos, mas que sejam diferenciados.

Capricórnio:
O Periodo estará favorecendo mudanças e novidades que não deverão ser combatidas, e sim aprendidas.

Áquario:
Mesmo que você tenha a melhor das intenções, tente obter a aprovação dos seus amigos antes de agir.

Peixes:
Dificuldades em conter o seu temperamento poderão deixar você irritada com as pessoas.

Reporter: Bruna Theodoro.



2° Caderno


Piadinhas:
 
Como dar uma noticia ruim!! 
Madrugada o telefone toca:
- Alô, Sô Carlos?
Aqui é o Uóshito, casêro do sítio.
- Pois não, Seu Washington. Que posso fazer pelo senhor ?
Houve algum problema ?
- Ah, eu só tô ligano para avisá pro sinhô que o seu papagai morreu.
- Meu papagaio ? Morreu? Aquele que ganhou o concurso?
- É, ele mess.
- Puxa ! Que desgraça ! Gastei uma pequena fortuna com aquele bicho! Mas...ele Morreu de que ?
- Di cumê carne estragada.
- Carne estragada ? Quem fez essa maldade? Quem deu carne para ele?
- Ninguém. Ele cumeu a dum dos cavalo morto.
- Cavalo morto? Que cavalo morto, seu Washington?
- Aqueles puro-sangue que o sinhô tinha!
Eles morrero de tanto puxá carroça d'água !
- Tá louco ? Que carroça d'água ?
- Pra apagá o incêndio !
- Mas que incêndio, meu Deus ?
- Na sua casa ....uma vela caiu, aí pegô fogo nas curtina !
- Caramba, mas aí tem luz elétrica ! Que vela era essa?
- Do velório !
- De quem ?
- Da sua mãe ! Ela apareceu aqui sem avisá e eu dei um tiro nela pensando que fosse ladrão!

Reporter: Bruna Theodoro

Imediate future - Inglês


Usado para:
Descrever um futuro próximo, algo que planejamos fazer ou que está prestes a acontecer.

Ex. We are going to work next Sunday.
(Vamos trabalhar no próximo sábado )

Look at those clouds!
It´s going to rain.
(olhe para aquelas nuvens! Vai chover)

Características
Expressa ações futuras
Tem o verbo to be como auxiliar
É seguido por um verbo no infinitivo sem to
Geralmente é seguido de advérbio ou locução adverbial de tempo
( next week / next month / next year / in a week / in a month / in a year / tomorrow / tonight )

Forma afirmativa

Sujeito + v. to be (am/is/are)+ going to + verbo principal + complement

I am going to improve my pronunciation ( vou melhorar minha pronúncia )
The girl is going to to rest ( a garota vai descansar )

As formas interrogativas e negativas são feitas como as do verbo to be:
Are you going to travel tomorrow? (você vai viajar amanha?)
Is she going to live in London? ( Ela vai morar em Londres?)

It isn´t (is not) going to be difficult ( não vai ser dificil )
We aren´t (are not) going to see the new video now ( não vamos assistir o novo video agora )


Reporter: Bruna Theodoro

Preposições - Português

A contração na gramática da Língua Portuguesa é a junção de duas palavras tendo-se a perca do fonema, coisas simples como “num” que seria “em um”, então vamos a lista de todas as combinações da nossa língua.


Preposição "a"


Contração com artigo definido:
a + o(s) = ao(s)
a + a(s) = à(s)
Contração com pronome demonstrativo:
a + o(s) = ao(s)
a + a(s) = à(s)
a + aquele(s) = àquele(s)
a + aquela(s) = àquela(s)
a + aquilo = àquilo
Contração com advérbio:
a + onde = aonde

Preposição "com"


Contração com artigo definido:
com + o(s) = co(s)
com + a(s) = coa(s)
Contração com pronome:
com + mim, migo = comigo
com + ti, tigo = contigo
com + si, sigo = consigo
com + nós, nosco = conosco
com + vós, vosco = convosco


Preposição "de"


Contração com artigo definido:
de + o(s) = do(s)
de + a(s) = da(s)
Contração com artigo indefinido:
de + um(ns) = dum(ns)
de + uma(s) = duma(s)
Contração com pronome pessoal:
de + ele(s) = dele(s)
de + ela(s) = dela(s)
Contração com pronome demonstrativo:
de + este(s) = deste(s)
de + esta(s) = desta(s)
de + esse(s) = desse(s)
de + essa(s) = dessa(s)
de + aquele(s) = daquele(s)
de + aquela(s) = daquela(s)
de + isto = disto
de + isso = disso
de + aquilo = daquilo
Contração com advérbio:
de + aqui = daqui
de + aí = daí
de + ali = dali
de + acolá = dacolá
de + onde = donde
Contração com pronome indefinido:
de + outro(s) = doutro(s)
de + outra(s) = doutra(s)

Preposição "em"


Contração com artigo definido:
em + o(s) = no(s)
em + a(s) = na(s)
Contração com artigo indefinido:
em + um(ns) = num(ns)
em + uma(s) = numa(s)
Contração com pronome pessoal:
em + ele(s) = nele(s)
Contração com pronome demonstrativo:
em + esse(s) = nesse(s)
em + essa(s) = nessa(s)
em + aquele(s) = naquele(s)
em + aquela(s) = naquela(s)
em + isto = nisto
em + isso = nisso
em + aquilo = naquilo
Contração com pronome indefinido:
em + outro(s) = noutro(s)
em + outra(s) = noutra(s)


Preposição "para"


Contração com artigo definido ou pronome:
para + o(s) = pro(s)
para + a(s) = pra(s)

Preposição "per"


Contração com artigo definido ou pronome:
per + o(s) = pelo(s)
per + a(s) = pela(s)


Preposição "por"


Contração com artigo definido ou pronome:
por + o(s) = polo(s)
por + a(s) = pola(s)
Entre preposições

de + entre = dentre[1]


Entre pronomes


Contração de pronome indefinido com pronome demonstrativo:
outro(s) + aquele = aqueloutro(s)
outra(s) + aquela = aqueloutra(s)
outro(s) + esse = essoutro(s)
outra(s) + essa = essoutra(s)
outro(s) + este = estoutro(s)
outra(s) + esta = estoutra(s)

Reporter: Mariana Freitas.






Jean Piaget - Psicologia

Sua teoria chamada de Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência.
Jean Piaget, em sua teoria, explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIOS que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes.

SENSÓRIO-MOTOR (0 A 2 ANOS)

A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Exemplos:
O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.


PRÉ-OPERATÓRIO (2 A 7 ANOS)

Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica . Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor).
A criança deste estágio:
É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
Já pode agir por simulação, "como se".
Possui percepção global sem discriminar detalhes.
Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Exemplos:
Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.

OPERATÓRIO-CONCRETO (7 A 11 ANOS)

A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).
Exemplos:
despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.

OPERATÓRIO-FORMAL (12 EM DIANTE)

A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todoas as classes de problemas.
Exemplos:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.
Observação: a maioria dos exemplos foram retirados da reportagem "Jean Piaget", escrita pela jornalista Josiane Lopes, da revista Nova Escola, ano XI, nº 95, de agosto de 1996.

 Reporter: Rodolfo Gaeschlin e Ana Raquel.




Romero Britto - Artes

Romero Britto é um artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop, nasceu em 6 de outubro de 1963. Na infância começou a demonstrar grande interesse e talento pelas artes, gostava de pintar em jornal e papelão.


Aos 14 anos, vendeu seu primeiro quadro à OEA ( Organização dos Estados Americanos). Desde jovem, enxergava na pintura uma forma de esperança à vida dura que tinha.
Estudou em escolas públicas, aos 17 anos, ingressou na Universidade Católica de Pernambuco para estudar Direito. Quando chegou aos EUA para trabalhar, tentou mostrar sua arte em galerias famosas.
Suas telas começaram a ser requisitadas, e tornou-se predileto entre as celebridades. Seu estilo pop de expressar cores vivas e traços fortes em suas telas chegou ilustrar diversas campanhas publicitárias, incluindo uma peça da vodka Absolut.
Muitos especialistas o criticam por ser um autor de obras de grande apelo comercial. A textura de suas telas é similar à da gráfica. O artista mora em Miami com sua esposa norte-americana. Nos 445 anos da cidade de São Paulo, o artista doou a escultura “Beach Ball”, instalada no terminal Tietê.

Aqui vão algumas das obras do artista.




















Reporter: Ana Karoline

Curiosidades referentes a Geografia


O campo de estudo da ciência geográfica é muito amplo, fato que possibilita a análise de diversos fenômenos que ocorrem no espaço. Sendo assim, a Geografia é responsável pela abordagem dos acontecimentos naturais, das modificações na natureza causadas pela relação homem-meio, organização espacial, interpretação da paisagem, descrição dos lugares, sociedade, análise geopolítica, economia, entre outros temas.
A seção “Curiosidades” disponibiliza uma série de artigos com os mais variados assuntos abordados pela Geografia. Entre os vários temas, o leitor poderá se inteirar sobre:

- A origem da atmosfera. 
- A teoria do Big Bang. 
- Movimento de Rotação. 
- Linha do Equador.
- Buraco negro. 
- Cruzeiro do Sul. 
- Eras Geológicas. 
- Estações do Ano. 
- Oceanos. 
- Água. 
- Dessalinização da Água. 
- Principais placas tectônicas. 
- Terremotos. 
- Ciclone. 
- Tsunami. 
- A relação entre hidrografia, clima e relevo. 
- Al-Qaeda. 
- Anistia Internacional.


Reporter: Igor Alves